quinta-feira, 21 de abril de 2011

FERIADO DO DIA DE TIRADENTES

No dia 21 de abril é comemorado o dia de um dos maiores homens que o Brasil já teve. O seu nome é Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

Tiradentes nasceu na Vila de São Jose Del Rei, em 1746, na época do Brasil Colônia. Aos 11 anos se tornou órfão, foi então que se mudou para Ouro Preto. Exerceu várias profissões como minerador, tropeiro, alferes e dentista, o que lhe rendeu o apelido de Tiradentes.

Vários livros de história relatam a vida deste herói que Morreu a vinte e um de abril, pela independência do Brasil, foi traído e não traiu jamais, a Inconfidência de Minas Gerais…”

O Brasil era colônia de Portugal e vivia as consequências da colonização, com um regime severo e a cobrança de altos impostos, e ao mesmo tempo passava por um intenso momento econômico e político. A intensa extração do ouro e o sonho por liberdade, progresso e autonomia se intensificavam a cada dia.

Inspirados na revolução americana e nos ensinamentos de filósofos franceses, Tiradentes e seus amigos, os poetas Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga e Alvarenga Peixoto, tiveram importante papel no movimento republicano contra o domínio de Portugal, no século 18, além de contar com o apoio de alguns militares e o clero.

Por ser um bom orador e comunicador, Tiradentes se tornou o líder da inconfidência, que tinha como principal objetivo fundar em Minas uma república independente, mudar a capital de Vila Rica para São João D´el Rei, adotar a bandeira branca com um triângulo ao centro, representando a Santíssima Trindade, e a divisa escrita em latim:Libertas quae sera tamen (Liberdade ainda que tardia); abrir fábricas de ferro, pólvora e outras indústrias; criar uma casa da moeda e até libertar os escravos.

O plano do grupo era aproveitar a indignação da população e conseguir seu apoio, e depois caberia ao tenente-coronel Paula Freire de Andrade dar o golpe final, prendendo o governador visconde de Barbacena. Porém, alguns integrantes do grupo, todos portugueses, infiltraram-se no círculo dos revoltosos e entregaram ao governador os detalhes da conjuração. Dentre eles, Joaquim Silvério dos Reis, que além de denunciar seguiu Tiradentes no Rio e informou onde Tiradentes se encontrava, sendo então detido no dia 10 de maio de 1789.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi condenado, depois de 3 anos de prisão e enforcado em praça pública servindo de exemplo. Sua cabeça foi exposta em um poste na cidade de Ouro Preto. Seu corpo foi esquartejado e parte dele pregado na estrada real e levado para Barbacena. Seus bens foram confiscados, sua casa queimada e sua família declarada infame. Alguns dos outros revoltosos foram degredados, como Alvarenga Peixoto e Tomás Antonio Gonzaga.

Em Minas, a Vila de São João Del Rei, em que Tiradentes nasceu, ganhou seu nome em sua homenagem. Quem visita as belíssimas cidades mineiras como Ouro Preto, pode conferir detalhes da era do ouro no Brasil, como a Praça Tiradentes onde se localiza o museu da Inconfidência, dedicado a preservação da memória da inconfidência.

Mas o que mudou desde a época do Brasil Colônia e o que continua? Até hoje os brasileiros sofrem com os altos impostos e injustiça social, pois temos um dos impostos mais altos do mundo, e quem luta por um país melhor não é mais morto em praça pública, porém corre o risco de ser executado como o padre Josimo, que lutava em prol dos trabalhadores rurais, irmã Dorath y, Chico Mendes entre outros, ou intimidados e silenciados como aconteceu recentemente com um portal de notícias da cidade e acontece sempre.


Nenhum comentário: